Planejando sua Imigração

04/03/2022

Na última publicação, contei um pouco sobre a minha experiência pessoal com aquele país e minhas pretensões de colaborar com informações para quem deseja realizar essa jornada. Seguimos de onde paramos então:

Decisão tomada? Você já está decidido! O primeiro passo é planejar. Mas por onde começa o planejamento? Minha sugestão é que você entenda claramente qual é sua situação real para imigrar. Porque existem diferentes situações e motivações que impulsionam a imigração. Vamos desenhar alguns exemplos!

1. Existem aqueles que são empreendedores experientes e que aspiram ampliar seus negócios e internacionalizar seu leque de negócios;

2. Há o empreendedor iniciante que vai em busca de construir uma trajetória como investidor;

3. Também conheci imigrantes que são curiosos e querem experimentar novas sociedades e culturas;

4. Alguns aspirantes a imigrantes são profissionais qualificados que já partem daqui convidados e outros se lançam em busca de oportunidades que não estão encontrando nas terras brasucas;

5. Outro perfil recorrente é o de acadêmicos que cobiçam o conhecimento além-mar;

6. E até mesmo, aposentados desejosos de um estilo de vida europeu nessa hora de desfrutar as conquistas de uma longa história de dedicação e trabalho.

Seja qual for o seu motivo e status, é importantíssimo ter isso bem claro para tomar as próximas decisões relacionadas a imigração com maior realismo. Mais quais são as próximas decisões? Que tipo de visto combina com meu projeto? Qual cidade é a mais indicada para morar? Quanto dinheiro precisarei para viver em Portugal? Vou primeiro eu, depois eu levo a família? Ou vamos todos juntos de uma vez?

Com sua motivação clara e situação definida, você pode iniciar uma pesquisa sobre cada um desses temas.  E as respectivas respostas irão compor o seu planejamento inicial. 


Espero ter ajudado e sinta-se à vontade para me enviar mensagens.